Batucada

2014

BATUCADA é uma criação do coreógrafo Marcelo Evelin/Demolition Incorporada

Uma intervenção coreográfica para 50 intérpretes e o público.

Uma coreografia estancada, percussiva, ritmicamente insistente, dinamicamente sonora e corporal, visando conceder de volta ao espaço público o poder simbólico do comum.

Uma Parada Político-Alegórica, um rito urbano, uma procissão civil.

 

BATUCADA é uma intervenção político- alegórica que começa dentro de um teatro, centro cultural ou casa de cultura, onde o publico é convidado para comparecer e se reunir em torno desse acontecimento artístico.

"Batucada" refere-se ao tipo de percussão improvisada usada no samba brasileiro. Pode ser tocada por qualquer um em latas, panelas ou frigideiras, como celebração e/ ou protesto. É uma maneira comum de reunir pessoas e comunidades no Brasil, aberto à participação de todos.

 

 

BATUCADA vai substituir os instrumentos utilizados numa batucada musical, pelo corpo e o movimento, levando em consideração as singularidades de cada participante, e se apoiando nas estruturas rítmicas, no estilo repetitivo e no andamento rápido da música, para  traduzi-las em uma composição coreográfica.

 

BATUCADA é um desfile anti-Olímpico preso/paralisado/travado no tempo e no espaço. Uma espécie de Parada em suspensão, que vai funcionar como uma re- organização de seus movimentos e metas, para recarregar e disseminar, no espaço público ocupado, um poder simbólico participativo e comum. A intervenção coreográfica vai servir para demonstrar, protestar e/ou celebrar a comunidade humana, considerando diversidade e antagonismo como parte essencial de uma revolução democrática. O ritmo transita entre a festa e o protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e a subjetividade dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos desmancha fronteiras entre expectador e artista, provocando reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.

 

BATUCADA foi concebido para o Kunsten Festival des Arts, um dos principais festivais de arte performática da Europa, realizado em Bruxelas (Bélgica), onde aconteceu sua estreia internacional em maio de 2014.

 

BATUCADA é um rito urbano, uma procissão civil, um desfile alegórico de um circo hipnótico, um carnaval pagão, uma festa bárbara, um protesto mascarado, a explosão de uma revolução interior.

https://www.demolitionincorporada.com/batucada

Circulação - Produção CAMPO

Festival de Curitiba, Espaço Cult, Curitiba-PR

mar/2016

Festival Panorama, Museu de Arte do Rio - Rio de Janeiro-RJ

nov/2016

Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, Belo Horizonte-MG

set/2018

Conexão Dança, São Luiz-MA

set/2018

Danza Sur, Espaço Nave, Santiago-Chile

set/2018

FETEAG/estival do Agreste, Teatro Hermilo Borba, Recife-PE

out/2018