Batucada
2014
BATUCADA é uma criação do coreógrafo Marcelo Evelin/Demolition Incorporada
Uma intervenção coreográfica para 50 intérpretes e o público.
Uma coreografia estancada, percussiva, ritmicamente insistente, dinamicamente sonora e corporal, visando conceder de volta ao espaço público o poder simbólico do comum.
Uma Parada Político-Alegórica, um rito urbano, uma procissão civil.
BATUCADA é uma intervenção político- alegórica que começa dentro de um teatro, centro cultural ou casa de cultura, onde o publico é convidado para comparecer e se reunir em torno desse acontecimento artístico.
"Batucada" refere-se ao tipo de percussão improvisada usada no samba brasileiro. Pode ser tocada por qualquer um em latas, panelas ou frigideiras, como celebração e/ ou protesto. É uma maneira comum de reunir pessoas e comunidades no Brasil, aberto à participação de todos.
BATUCADA vai substituir os instrumentos utilizados numa batucada musical, pelo corpo e o movimento, levando em consideração as singularidades de cada participante, e se apoiando nas estruturas rítmicas, no estilo repetitivo e no andamento rápido da música, para traduzi-las em uma composição coreográfica.
BATUCADA é um desfile anti-Olímpico preso/paralisado/travado no tempo e no espaço. Uma espécie de Parada em suspensão, que vai funcionar como uma re- organização de seus movimentos e metas, para recarregar e disseminar, no espaço público ocupado, um poder simbólico participativo e comum. A intervenção coreográfica vai servir para demonstrar, protestar e/ou celebrar a comunidade humana, considerando diversidade e antagonismo como parte essencial de uma revolução democrática. O ritmo transita entre a festa e o protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e a subjetividade dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos desmancha fronteiras entre expectador e artista, provocando reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.
BATUCADA foi concebido para o Kunsten Festival des Arts, um dos principais festivais de arte performática da Europa, realizado em Bruxelas (Bélgica), onde aconteceu sua estreia internacional em maio de 2014.
BATUCADA é um rito urbano, uma procissão civil, um desfile alegórico de um circo hipnótico, um carnaval pagão, uma festa bárbara, um protesto mascarado, a explosão de uma revolução interior.
Circulação - Produção CAMPO
Festival de Curitiba, Espaço Cult, Curitiba-PR
mar/2016
Festival Panorama, Museu de Arte do Rio - Rio de Janeiro-RJ
nov/2016
Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, Belo Horizonte-MG
set/2018
Conexão Dança, São Luiz-MA
set/2018
Danza Sur, Espaço Nave, Santiago-Chile
set/2018
FETEAG/estival do Agreste, Teatro Hermilo Borba, Recife-PE
out/2018